Topo

Ex-policial tenta colocar ordem no caos como xerife em "GTA Online"

Reprodução
Imagem: Reprodução

Do UOL, em São Paulo

25/05/2017 12h21

Após anos de serviço na força policial, Eli Thompson decidiu deixar seu antigo emprego para trazer lei e ordem a um lugar muito mais perigoso: "GTA Online".

Parte de uma comunidade de role-player do MMO conhecida como State of Emergency, Thompson ganhou fama por seu personagem Sheriff Eli, que patrulha as ruas de Los Santos em busca de outros jogadores criminosos, de ladrões até assassinos, no servidor especial FiveM - voltado para quem quer criar sua própria história no game.

"RP de 'GTA' me lembrou uma versão multiplayer de 'LSPDFR', um mod singleplayer que permite a você jogar como a polícia", disse em entrevista ao site Glixel. "No início eu não dediquei muito tempo a ele, mas aí tive uma perda na família - meu irmão mais novo foi morto - e depois disso não queria interagir com muita gente. Consegui usar o jogo como uma espécie de fuga."

De pouco em pouco, Eli foi ganhando cada vez mais reconhecimento, e passou a ser uma atração à parte nas transmissões de streamer de Twitch populares, usando sua voz imponente e ar de autoridade constante para intimidar outros jogadores que podem estar do lado errado da lei.

"No mundo real, seres humanos tem ansiedade e outros bloqueios naturais que os impedem de cometer crimes", explicou. "No jogo, não funciona assim. Obviamente, não há uma ameaça física. Então o treinamento policial comum - 'saia daqui ou você vai tomar um tiro' - não é efetivo. Em termos de uso de força, a presença de um oficial - aquele efeito psicológico de estar próximo a um policial é o que enfatizamos mais. Tipo, 'a festa acabou'. É daí que surgiu o personagem de Eli."

Eventualmente, o xerife criou seu próprio canal no Twitch, onde é possível ver suas patrulhas e as figuras bizarras com que interage por Los Santos.

"Levou um tempo para entender por que eu gostava tanto da comunidade de State of Emergency, e é porque você tem várias regras e coisas que precisa fazer", disse. "É divertido pegar um ambiente como 'GTA' - um game em que a principal atração é a capacidade de fazer 'qualquer coisa' - e fazer com que haja consequências para cada ação. Se você está por aí jogado que nem um maluco, vai pagar o preço."

Para acompanhar as aventuras de Sheriff Eli pelas ruas de Los Santos, confira seu canal no Twitch.