Topo

Fã com doença terminal tem chance de jogar novo "Zelda" antes do lançamento

Gabe Marcelo na sede da Nintendo of America para jogar o aguardado "Zelda" - Reprodução
Gabe Marcelo na sede da Nintendo of America para jogar o aguardado "Zelda" Imagem: Reprodução

Do UOL, em São Paulo

07/02/2017 11h24

Nascido com uma cardiopata congênita - que o deixou com apenas um ventrículo e uma área faltando no meio do seu coração -, Gabe Marcelo não teve uma infância comum. 

Com um nível de oxigenação bem menor do que o normal, Gabe não tinha a mesma energia que outras crianças da sua idade, não podendo fazer atividades físicas por muito tempo. Ainda assim, o jovem encontrou uma forma mais fácil e imersiva de se divertir: videogames.

"Jogar games era o mais importante nas formas em que poderia trazer alegria, diversão e beleza", disse a mãe, Anita, em entrevista com o site Waypoint. "Há personagens que ele adorava, e desafios que a sua grande inteligência precisava. Era uma distração do desconforto físico e dor."

Entre todos estes jogos, uma série se destacava para o jovem: "The Legend of Zelda".

"Eu lembro de jogar 'Link's Awakening' e ficar irritado com meu irmão me enchendo o saco para jogar", disse o irmão de Gabe, Jaime. "Qualquer chance que ele tinha para entrar naquele mundo o deixava maravilhado. Tenho quase certeza que ele deletou meus arquivos para que ele pudesse jogar em algum momento. Não acho que ele sabia o que estava fazendo, mas ele adorava explorar."

Esta paixão durou até a idade adulta, especialmente após seu estado de saúde ficar cada vez pior graças à doença. Uma das coisas que o motivava nestes últimos anos, porém, era a chance de jogar o mais novo jogo de sua adorada franquia, "The Legend of Zelda: Breath of the Wild", superando sua fragilidade física para atender à feira PAX para ter uma chance de testá-lo.

Infelizmente, a Nintendo não trouxe jogo para a feira, e foi a partir daí que a mãe de Gabe começou a mandar cartas e mensagens para a empresa, e Jaime publicou sua história em redes sociais como reddit, pedindo ao público para que a informasse sobre a vida de seu irmão.

Felizmente, a Nintendo soube das dificuldades de Gabe, e por isso o levou para a sede da Nintendo of America, em Seattle, para dar uma chance de testar uma demo de "Breath of the Wild".

Como gesto pela paixão de Gabe pela empresa, ele veio com uma camiseta especial, com a frase "Thank you, Mr. Iwata" (ou "Obrigado, Sr. Iwata"), em referência ao falecido presidente da Nintendo, Satoru Iwata.

"Ele era, naquele jogo, o que não podia ser na vida real", explicou a mãe, que o acompanhou na viagem. "Eu poderia sair para uma caminhada e o Gabe não teria como me acompanhar. Quando fazia isso, eu pensava no fato de que ele não tinha o benefício de ar fresco e andar pelo nosso bairro."

"Quando vi o jogo de 'Zelda', vi que aquele era o mundo mágico que ele queria."

Apesar de tudo isso, Gabe não terá a chance de ver o jogo completo: ele faleceu no dia 14, aos 27 anos, pouco depois de ver o trailer de "Breath of the Wild" exibido na conferência da Nintendo realizada no dia anterior.

A história de Gabe pode ser conferida na matéria do site Waypoint (em inglês).