Topo

Pro Players na CCXP parabenizam coldzera por prêmio no Game Awards 2016

Marcelo "coldzera" David recebendo prêmio de Melhor Jogador durante o TGA 2016 - Reprodução
Marcelo "coldzera" David recebendo prêmio de Melhor Jogador durante o TGA 2016 Imagem: Reprodução

Barbara Gutierrez e Victor Ferreira

Do UOL, em São Paulo

02/12/2016 19h52

Na madrugada desta sexta (2), o brasileiro Marcelo "coldzera" David, considerado por muitos o melhor jogador de "CS: GO" da atualidade, venceu o prêmio de Melhor Jogador de eSports no The Game Awards 2016, visto como o "Oscar dos games".

Em voto pelo público, coldzera acabou batendo astros como Lee "Faker" Sang-hyeok, visto como a maior estrela do mundo de "League of Legends", e Lee "Infiltration" Seeon-woo, destaque no cenário profissional de "Street Fighter".

O brasileiro já declarou sua felicidade em entrevista com UOL Jogos durante a premiação, mas também procuramos outras figuras importantes do cenário brasileiro de eSports durante a Comic Con Experience, que parabenizaram coldzera pela vitória.

Alexander "abaxial" Haibel - Barbara Gutierrez/UOL - Barbara Gutierrez/UOL
Alexander "abaxial" Haibel, treinador da equipe de "LoL" da Red Canids
Imagem: Barbara Gutierrez/UOL

"Eu acho que o coldzera ter ganho o prêmio é algo merecido", disse Alexander Haibel, que treina a equipe de "League of Legends" da Red Canids. "Você pode argumentar que o Faker tem um domínio sem precedentes na cena competitiva de 'LoL', que é tricampeão mundial e que não tem adversários, que é o pro player definitivo."

"Mas um prêmio como esse você também precisa premiar performances de tirar o fôlego, e o coldzera tem feito isso no último ano e meio de uma forma que o Faker não fez, porque ele já está no topo."

INTZ - Fakebrother e FP1 - Pablo Raphael/UOL - Pablo Raphael/UOL
Matheus "Fakebrother" Luz e Filipe "FP1" de Caires, da INTZ
Imagem: Pablo Raphael/UOL

Foi uma surpresa porque querendo ou não hoje a comunidade de 'LoL' é muito maior que a de 'CS', e ele sem dúvida é o jogador mais constante de 2016", opinou Matheus "fakebrother" Luz, entry fragger da equipe da INTZ de "CS: GO". "As estatísticas dele são absurdas tanto em LAN quanto na internet, então ele merece este prêmio."

"O 'CS' ainda é muito menor que 'LoL' no Brasil em termos de consumo pelo público, mas acho que a cada ano está melhorando", continuou. "[A vitória do coldzera] mostra que CS: GO tem tudo pra bater de frente com 'LoL' futuramente."

O pro player também disse que o apoio brasileiro foi fundamental para a vitória na categoria.

"Acredito que a comunidade brasileira é bem mais fanática, acho que até por questão do futebol. Todos os gringos que vieram pra cá - suecos, etc. - falaram muito bem da torcida porque ela é bem mais quente, diferente dos americanos e europeus."

"Acho que o fã brasileiro apoia demais o 'CS', o eSport", reforçou Filipe "fp1" de Caires, companheiro de fakebrother na INTZ. "Os fãs brasileiros sempre ajudam a turma no exterior e o coldzera é maneiro, teve um ano muito bom."

PaiN Gaming - mit e Rakin - Pablo Raphael/UOL - Pablo Raphael/UOL
O treinador Gabriel "mit" Souza e o jogador Rafael "Rakin" Knittel, do time de "LoL" da PaiN Gaming
Imagem: Pablo Raphael/UOL

Para os membros da equipe de "League of Legends" da PaiN Gaming, a vitória representa a consolidação do Brasil como potência no mundo de "Counter-Strike", e dos eSports como um todo.

"Os maiores pro-players costumam ser da Coreia ou da Europa. É uma conquista que consolida o brasil no mapa do eSport", disse o treinador Gabriel "mit" Souza. "No caso do 'CS', o coldzera é um exemplo de amadurecimento do atleta, de onde a dedicação pode levar."

mit também exaltou a paixão do brasileiro, mas também disse que o pro player encontrou sucesso com o público da Europa.

"Pela experiência que eu tive em campeonatos internacionais, o brasileiro é muito apaixonado. É como no futebol, eles vestem a camisa e torcem pra valer. E o Coldzera também conquistou os fãs europeus, o que foi muito importante."

Rakin, por sua vez, vê coldzera e a SK Gaming como um todo como inspiração para o cenário de "League of Legends".

"Pro Brasil em si este prêmio é genial, porque mostra como o país conseguiu crescer como uma região em no 'CS: GO'", declarou Rafael "Rakin" Knittel. "Temos vários times indo pra fora, expandindo justamente porque o coldzera e sua equipe conseguiram revolucionar o eSport no Brasil. E sinto que isso é também é muito bom pro 'LoL', porque dá uma motivada."

O pro player também procurou contextualizar comparações entre o brasileiro e o astro de "LoL" Faker.

"O Faker é um ícone por causa da sua mecânica, do que ele faz em jogo. Já o coldzera e essa galera fez algo que o Faker não fez: evoluir uma região", disse. "Eles basicamente levaram a região pro cenário internacional. Não teríamos a Luminosity como tá agora, ou a Immortals onde está se eles não tivessem sido pioneiros."