Topo

Estúdio quer unir jogadores de "Minecraft" em todas as plataformas

Servidor "Realms" permitirá interação entre jogadores de "Minecraft" do PC e dispositivoa móveis; meta é integrar diferentes consoles no futuro - Divulgação
Servidor "Realms" permitirá interação entre jogadores de "Minecraft" do PC e dispositivoa móveis; meta é integrar diferentes consoles no futuro Imagem: Divulgação

Victor Ferreira

Do UOL, em Los Angeles

15/06/2016 16h14

Em 2014, a Microsoft adquiriu o estúdio Mojang por US$ 2,5 bilhões, ganhando direito à licença do fenômeno mundial “Minecraft”.

Após a operação, muitos fãs se mostraram preocupados com a empresa, temerosos que certas versões do game seriam abandonadas para favorecer os consoles Xbox e o PC, sobretudo com o sistema operacional Windows 10.

Tanto a Mojang quanto a Microsoft procuraram garantir que isso não aconteceria. Prova disso é que, agora, é possível acessar mundos de jogadores em diferentes plataformas - desde que se pague um preço.

Veja os destaques do Xbox na E3 2016

Start

Por meio de um sistema de assinaturas, “Minecraft Realms” permite que jogadores se aventurem pelo mundo de pessoas em outros dispositivos - como foi demonstrado durante uma apresentação na conferência da Microsoft na E3 de 2016, quando foi possível ver jogadores interagindo via PC, iPad e outros dispositivos.

Porém, de acordo com o executivo Saxs Perrson (sem relação com o criador de “Minecraft”), este é apenas mais um passo rumo ao objetivo da Mojang de tornar possível a interação total entre os jogadores das mais diversas versões do game, desde PlayStation 3 até o microcomputador Raspberry Pi.

"Minecraft" para todos

“Segunda (14) foi um grande passo em termos de unir o público e permitir que pessoas de Xbox One, Windows e mobile pudessem jogar juntas como se estivessem apenas no Xbox”, explicou.

Persson indicou que o próximo movimento nesse sentido envolve justamente a área de consoles que, por terem ecossistemas mais fechados, trazem uma série de desafios a serem superados pela equipe da Mojang. Entre as novidades almejadas para essas plataformas está o suporte a mods.

“Tentamos levar ‘Minecraft’ para onde quer que ele possa ir”, declarou. “Qualquer dispositivo que possa jogá-lo vira um objetivo em si. Queremos que todos joguem juntos”, disse Persson. “Este é o grande objetivo”.

Nem Persson ou outros representantes da Mojang e da Microsoft revelaram o atual estágio das negociações, mas a previsão é de que interação entre usuários de diferentes consoles seja estabelecida por volta de 2017.