Topo

Jogador com deficiência inspirou modo de acessibilidade em "Uncharted 4"

Assista à videoanálise de "Uncharted 4"

Start

Do UOL, em São Paulo

20/05/2016 13h27

Quem explorar o menu de opções de "Uncharted 4" encontrará opções para garantir a acessibilidade do game para pessoas com deficiência. Essas mudanças, que permitem uma jogabilidade diferenciada, foram implementadas após um jogador com deficiência procurar a Naughty Dog, produtora do jogo, para reclamar de algumas características de "Uncharted 2".

O nome do jogador é Josh Straub e sua reclamação dizia respeito a alguns eventos - os populares Quick Time Events, onde é necessário apertar uma sequência de botões durante uma janela de tempo - que exigiam que os jogadores apertassem de forma rápida e repetitiva determinados comandos.

Straub entrou em contato com responsável pela interface do usuário da produtora, Alexandria Neonakis, explicando que algumas ações exigidas pelo jogo acabavam impedindo que jogadores com deficiência pudessem terminá-lo sem a ajuda de uma outra pessoa.

Mais do que diversão

"No decorrer da vida, minhas opções de entretenimento foram ficando limitadas. O que os desenvolvedores de jogos precisam entender é que esses games fazem mais do que entreter pessoas com deficiência. Eles são como uma válvula de escape para as limitações que essas pessoas encontram na vida real", afirma Straub.

Para o jogador, os games também são um meio de socialização. "Eles geram um espaço social no qual, ao invés das pessoas serem julgadas pela sua aparência física, elas são avaliadas pelas suas ações e o que produzem no game". Essa porção do desenvolvimento gerou o mini-documentário que encontra-se no alto deste texto (com legendas em inglês).

Entre as opções de acessibilidade de "Uncharted 4" estão a possibilidade de segurar um botão - ao invés de apertá-lo repetidamente -, a possibilidade de travar a mira em oponentes, o que diminui a necessidade de operar o analógico direito do controle, e a troca de cor dos times do modo multiplayer, que antes eram divididos em vermelho e verde e, agora, se tornaram vermelho e azul.