Topo

Cinco curiosidades sobre "Final Fantasy VII"

Divulgação
Imagem: Divulgação

Victor Miller

Do UOL, em São Paulo

11/07/2015 16h04

Um dos jogos mais amados de todos os tempos vai ganhar o tão sonhado remake que os jogadores pedem desde a época do PlayStation 2. Para quem não soube, a confirmação do novo "Final Fantasy VII" veio durante a E3 deste ano, empolgando os fãs do mundo inteiro. Entrando no clima do jogo mais popular de uma das mais grandiosas franquias no mundo dos games, trouxemos 5 curiosidades sobre o lendário jogo do PlayStation One.

1 - Xenogears e Final Fantasy VII

Final Fantasy VII (protótipo) - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação
Um dos conceitos iniciais idealizados pelo designer Tetsuya Takahashi, era um game com história complexa e sombria, contando com gráficos em visão isométrica e personagens 2D. Na época, o produtor da série Hironobu Sakaguchi achou que o estilo proposto se distanciava muito de uma "fantasia", mas deu permissão de iniciarem um projeto separado que tornou-se o Xenogears.

Final Fantasy VII - Reprodução - Reprodução
zeno...gias
Imagem: Reprodução

2 - A produção e suas várias fases de desenvolvimento

Final Fantasy VII - Divulgação - Divulgação
Protótipo de uma batalha em "Final Fantasy VII"
Imagem: Divulgação
Inicialmente o projeto começou no Super Nintendo após o lançamento do sexto capítulo da franquia, e o jogo se passaria em Nova Iorque no ano de 1999, algo que veio a se tornar realidade em "Parasite Eve", e também teria uma personagem chamada Edea, que também veio a existir em "Final Fantasy VIII" . Como na época a Squaresoft (atual Square-Enix) estava trabalhando no "Chrono Trigger", eles acabaram dando uma pausa na produção do "FFVII" para focarem neste outro projeto, que também é considerado um dos maiores clássicos de todos os tempos.

Já o vídeo acima foi produzido com a tecnologia Silicon Graphics, para demonstrar o que os hardwares da época eram capazes de fazer. Várias cenas em full motion video exibidas ao longo dos jogos da série "Final Fantasy" para o primeiro PlayStation acabaram usando esse artifício. Além disso, ao contrário da crença popular, esta demonstração não é um protótipo de um "Final Fantasy" para o Nintendo 64, sendo apenas uma exibição para causar impacto visual na época. Como era necessário ter uma alta capacidade de armazenamento para implementar todos os dados e vídeos que a Square desejava, era necessário uma mídia em CD-ROM, e como a BigN apostou nos cartuchos com o N64, a parceria de longa data entre as duas empresas foi desfeita, e a Square emitiu uma nota em 12 de Janeiro de 1996 dizendo que o desenvolvimento de "Final Fantasy VII" seria para o PlayStation.

Final Fantasy VII Conceito - Divulgação - Divulgação
Imagem conceitual do que viria ser a cidade de Midgar
Imagem: Divulgação
Por fim, o script original era bem diferente! Escrito pelo Sakaguchi, ele tinha um personagem "pavio curto" conhecido como detetive Joe que teria como missão encontrar aqueles que explodiram a cidade de Midgar. Já o diretor Yoshinori Kitasi em parceria com o roteirista Kazushige Nojima apresentaram ao Sakaguchi a história do Cloud e sua relação com o Sephiroth, além das ideias iniciais do grupo AVALANCHE e da corporação Shinra. Gostando das ideias, Sakaguchi "engavetou" o detetive Joe e começou a trabalhar em cima deles, mas incorporando a cidade de Midgar na história e também o conceito do Lifestream que existia em seu script.

3 - Uma das mortes mais icônicas dos games foi inspirada na vida particular do produtor
Morte de Aeris - Reprodução - Reprodução
A morte de Aeris
Imagem: Reprodução
Um dos momentos mais dramáticos da história dos games, levando 9 entre 10 pessoas a "suarem pelos olhos", foi inspirada na morte da mãe do Sakaguchi. A ideia era mostrar este momento de forma realista, visto que é um clichê das produções audiovisuais, tanto orientais quanto ocidentais, prepararem o espectador para os últimos momentos do personagem, geralmente demonstrando um sacrifício em prol de um grande amor, ou um ato heroico. Segundo Sakaguchi, na vida real as coisas não funcionam bem assim, visto que a "partida" de alguém pode acontecer de forma inesperada e mudando todos os rumos planejados até então.
4 - Nobuo Uematsu e a trilha sonora de Final Fantasy VII
Nobuo Uematsu - Divulgação - Divulgação
Nobuo Uematsu
Imagem: Divulgação
Para quem não sabe, Nobuo Uematsu foi o único compositor da série "Final Fantasy" do primeiro capítulo até o décimo (tecnicamente o último teve ajuda de mais duas pessoas), e talvez seja o nome mais importante quando se fala em "Game Music". Para Uematsu, "Final Fantasy VII" foi a sua melhor safra em termos de criatividade, com todas as faixas do jogo compostas no período de oito meses. O provável motivo para tanta inspiração, é que a atmosfera do jogo permitia diferentes estilos de música, visto que do I até o V a história pedia composições com estilo europeu, e a partir do VI ele já pôde mostrar novas possibilidades.
Fora que a a transição do Super Nintendo para o PlayStation foi excelente para criar melodias que até então não eram possíveis, já que o PlayStation utiliza até 24 canais (16 destinado as melodias, e 8 para os efeitos sonoros), e o SNES somente 8. Por fim, os CDs tinham capacidade para músicas com instrumentos reais, mas a equipe de desenvolvimento achou melhor usar o chip interno do console para evitar telas de carregamento.
5 - Número "7" está em várias partes do jogo!
Sete coisas - Final Fantasy VII - Final Fantasy VII
Sete é o número
Imagem: Final Fantasy VII
(Atenção - Spoilers) O número 7 está em diversos momentos no jogo, como você pode conferir abaixo:
AVALANCHE está no setor 7 de Midgar.
O bar da Tifa é chamado 7th Heaven.
No início do jogo, sete pessoas estão perto do 7th Heaven.
Os livros da mansão Shinra formam um "VII" .
O avião vermelho do Costa Del Sol tem o "VII" pintado.
Gold Saucer tem 7 áreas de atrações.
A Ancient Forest tem 7 tesouros.
Aeris e Ifalna foram mantidas em cativeiro pelo Hojo por 7 anos.
Cloud saiu de Nibelheim para entrar na SOLDIER há 7 anos.
Tifa fica 7 dias inconsciente.
Deixando o personagem com o HP 7777, ele atinge o status All Luck 7.
Red XIII diz que o Meteoro vai chegar ao planeta em 7 dias.
Cloud chega ao nível 7 depois da primeira batalha.
A maioria dos personagens possuem 7 limit breaks, excetuando Cait Sith e Vincent.
sete personagens obrigatórios ao longo da história, os outros dois são opcionais.